quinta-feira, 1 de novembro de 2012


OLIMPÍADAS ESCOLARES 15 A 17 ANOS CUIABÁ/MT 25/11 A 08/12
As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.
O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Na primeira, são disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de lutas, que entrou para o programa em 2012. A de 15 a 17 anos conta também com 13, mas há diferenças: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, vôlei e xadrez, além de vôlei de praia, que entrou para o programa em 2012. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com atividades culturais e educativas.
Em 2011, a etapa de 15 a 17 anos, realizada em Curitiba (PR), as Olimpíadas Escolares envolveram 1.129 instituições de ensino (710 públicas e 419 particulares)  Somente a participação na fase nacional já foi uma vitória, com 3.641 alunos-atletas competindo na capital paranaense.
As Olimpíadas Escolares contam com a presença de atletas olímpicos e pan-americanos, os Embaixadores, que passam um pouco da vivência deles aos futuros atletas do Brasil. Grandes nomes como Maurren Maggi (atletismo), Fabiana Murer (salto com vara), Nalbert (vôlei), Diego e Daniele Hypolito (ginástica artística), Natália Falavigna (taekwondo), e muitos outros, já participaram.
O evento realiza também o Programa de Observadores, que recebe visitantes ligados a Comitês Olímpicos Nacionais que desejam conhecer o evento de perto para levar o aprendizado aos seus países. Em 2011, João Pessoa (PB) recebeu representantes de 13 nações para a etapa de 12 a 14 anos.
A crescente participação de jovens atletas que passaram pelas Olimpíadas Escolares em competições de alto rendimento mostra que o evento tornou-se referência de esporte estudantil no país. Nos Jogos Sul-americanos Medellín 2010, 57 dos 561 atletas brasileiros estiveram nas Olimpíadas Escolares - eles conquistaram 31 das 335 medalhas brasileiras. Nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, 35 dos 81 competidores brasileiros já haviam disputado o evento escolar.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizadas por Ministério do Esporte e Organizações Globo.


O Pará será representado pelos jovens Bruno Fellipe da Escola Gasparino Batista da Silva - Soure/Pa  e Angelo André Junior do Madre Celeste (ESMAC) Ananindeua/Pa, que conseguiram suas vagas após vencerem a seletiva no CIRCUITO/CRI do Mangueirão. O estreante Bruno Fellipe está encioso, pois confia no grande potencial que detém quando se trata de velocidade, familiares e amigos já estão na torcida por esse jovem marajoara que tem um grande futuro pela frente.  Já Ângelo Junior, campeão da ultima Copa Light de Ciclismo, experiente na competição, está bastante otimista pois aposta numa possível fuga durante a corrida e já aprimora sua força para uma possível chegada.

Um comentário:

Deixe sua mensagem!